Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

AIDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE INSTALACAO DE PARQUE EOLICO NAS DUNAS DE FLECHEIRAS. PRONUNCIAMENTO DA SRA. ELIANE MAIA - TURISMÓLOGA:

Antes de tudo, gostaria de falar que a nossa luta nao é contra as empresas geradoras de energia eólica e sim contra os nossos governantes, que por motivos óbvios, autorizaram a instalaçao de aerogeradores sobre o parque de dunas do municipio de Trairi. Quando eu digo governantes, me refiro a todos: da presidente da República ao governo municpal.
O que nós estamos questionando nao é o fato da criaçao de parques eólicos no Estado do Ceara e sim a instalaçao de aerogeradores sobre as dunas de Flecheiras.
Sabemos que se trata de fonte de energia renovável, dita também como energia limpa.
Sabemos, também, que nenhuma forma de geraçao de energia é totalmente limpa, pois um certo grau de impacto ambiental é inevitável
No litoral do Ceara a instalaçao de parques eólicos tem gerado grande insatisfaçao entre comuidades indigenas ou de pescadores que sao impedidos de circular em suas redondezas, entre outros motivos.
No nosso caso especifico, ou seja parque de dunas do Trairi, a instalaçao de aerogeradores trará consequências irreparáveis à sustentabilidade ambiental deste municipio.
O municipio de Trairi é detentor de grande potencial turístico em virtude de suas belezas naturais:
- Praias com recifes de corais que formam piscinas naturais na maré baixa e um
- Parque de dunas fantástico, capaz de impressionar o turista de qualquer parte do mundo, sem ficar a dever nada a outras áreas com caracteristics semelhantes, em beleza e diversidade ambiental, constituindo-se, assim, em uma das maiores riquezas naturais do municipio ou do nosso Estado.
É nosso dever como cidadãos, lutar para que essa área continue sendo de interesse coletivo e não de interesse privado, visto que dunas são PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE e, por isso, não ppodem ser maculadas já que são um presente de Deus.
Estamos diante de uma tentativa de violaçao da natureza em sua mais pura essência, pois destruir dunas é:

- Soterrar Lagoas dunares
- Promover desmatamento
- Causar impacto visual irreversível
- Provocar o desequilíbrio do ecossistema
- Destruir as características físicas de uma terra
- Enterrar a história dessa terra, que ficará celada sob o concreto que sustentará os aerogeradores.

Construir parques eólicos sobre dunas, significa:

- Cercear o direito de ir e vir das pessoas sobre as dunas
- Desqualificar o destino turístico, que é a maior indústria de emprego e renda da região
- Provocar impactos visuais, sonoros e ambientais
- Descaracterizar a paisagem , pois à frente de um aerogerador vem uma grande estrada por onde trafegarão enormes carretas hélices descomunais
- E, por fim, a PADRONIZACAO DO LITORAL DO ESTADO DO CEARA.

Nunca mais o pôr-do-sol de Flecheiras será o mesmo, pois será ofuscado pelas altivas hélices que o deceparão.

E é por todos esses motivos que estamos lutando pela nao instalaçao de aerogeradores sobre nossas dunas, pois nao é compreensível que governantes autorizem obras desta natureza.
Aliás, eu tenho certeza de que, se a Presidente Dilma conhecesse as dunas do Trairi e subisse nelas, a pé, como eu, mandaria parar essa obra imediatamente.
Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...Participe!