Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Preservação das dunas e seus benefícios:


Temos a preservação das dunas como uma de nossas principais metas, pois elas possuem uma fauna e flora própria e extremamente importante para o ecossistema daquela região: 

Usualmente os ecossistemas são simples, ao princípio, mas vão tornando-se cada vez mais complexos a medida que se incluem outros organismos. As etapas neste desenvolvimento são chamadas sucessão. Durante a sucessão normalmente existe um crescimento na biomassa total, crescimento do armazenamento de nutrientes, e um aumento na diversidade das espécies participantes. 

Depois de algum tempo, o contínuo crescimento se detém. Se as condições climáticas mudam levemente, o ecossistema pode variar muito pouco e tende a reproduzir-se por si mesmo: os organismos que morrem são substituídos por outros do mesmo tipo. O ecossistema está, então, em um estado de equilíbrio, e essa etapa se denomina clímax. As características do ecossistema maduro são a diversidade, um rico ciclo de nutrientes, grande ECOSSISTEMAS DE DUNAS DE AREIA. 

As dunas são grandes colinas de areia construídas por areia da praia carregada pelo vento. A sucessão das dunas de areia segue os mesmos passos descritos anteriormente. Plantas pioneiras, tais como ervas e aveia do mar, crescem primeiro. Suas sementes são facilmente transportadas por pássaros e pequenos animais. Essas ervas altas sustentam a areia arrastada pelo vento, suas longas raízes fibrosas alcançam a água do subsolo (água de chuva que penetra através dos poros da areia). 

Onde as dunas não tem sido alteradas por muitos anos, desenvolve-se uma floresta marítima. Essa vegetação faz com que a costa marinha seja estável, segura à vinda de tempestades. 

Se a vegetação é retirada e as dunas são destruídas, a areia começa a mover-se com o vento e se torna instável, eliminando a proteção contra a invasão do mar quando sucedem grandes tempestades. As dunas e praias devem ser capazes de ajustar-se às marés e tempestades, e conservar sua capacidade de se reformar para manter o sistema saudável; além disso a zona da praia deve ser ampla, livre de pavimentação e de tipos exóticos de vegetação. Já que as plantas das dunas não são muito resistentes a ponto de suportar muitas pessoas caminhando sobre elas como vem ocorrendo em nosso Pier, muito menos a veículos como os bugies que fazem delas pistas para se divertirem, matando o ecossistema e colocando em risco a vida de outras pessoas.

Temos passarelas dignas de picos internacionais e não sabemos usufruir:

A vegetação natural dá um ambiente bonito e um bom habitat para muitos animais. Armazenamento de matéria orgânica, e uma complexa rede de plantas e animais capazes de sobreviver usando luz solar e outros recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...Participe!