Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

1. Qual o motivo principal que a população local é contra as eólicas nas dunas? (Tem outro lugar onde poderiam ser construídas?)




A comunidade de Flecheiras  tem como principal economia o Eco Turismo de Base Comunitária, nosso principal atrativo é a paisagem, composta por dunas brancas, aeleonitos (popularmente conhecido como “Cascudos”) e uma extensa praia.  A instalação de parques eólicos sobre o nosso campo de dunas, é sinônimo de destruição de um patrimônio natural e cultural. Trazendo sérias consequências ambientais, econômicas e culturais. No campo ambiental além do desmonte de dunas, que são terraplenadas, fixadas, fragmentadas, desmatadas, compactadas, alteradas a morfologia, topografia e fisionomia, pois se faz necessário a manutenção de uma rede de vias de acesso para cada um dos aerogeradores e resguardar a base dessas estruturas da erosão eólica, temos também  o aterramento de lagoas, e o desequilíbrio do ecossistema com interferência na rota de aves migratórias. As dunas representam reservas estratégicas de sedimentos, água, paisagens e ecossistemas que desempenham relações sócio-econômicas vinculadas ao uso ancestral e sustentável das comunidades litorâneas e étnicas. São de interesse direto dos turistas que vêm conhecer paisagens únicas no planeta. Os impactos visuais causados pela instalação dos aerogeradores são irreversível, além de descaracterizar fisicamente a nossa terra. Economicamente com a descaracterização de nossa paisagem, corremos o risco da desqualificação do destino turístico, já que nossa comunidade será apenas mais uma padronizada com um enorme paredão de aerogeradores, como outras comunidades no nosso litoral. Com o declínio do Turismo haverá uma taxa de desemprego, aumento da pobreza e outros fatores que estão correlacionados.  Sabemos que As eólicas não geram trabalho e renda e, colocadas sobre nossos atrativos naturais e turísticos, espantarão o turismo de boa qualidade, aquele que vem de fora e constrói postos de trabalho, contrata passeios de buggy, compra artesanato, se hospeda, patrocina projetos socio-educacionais, valoriza artistas da terra, come nos restaurantes etc. Se dependemos desse turismo para sobreviver por que permitir que as eólicas sejam colocadas justamente em cima de nossos símbolos-atrativos turísticos?!!!!! De nossas riquezas e patrimônios ECOLÓGICOS?!!! Enquanto que o município de Trairi possui uma área de aproximadamente 924,56 Km², que corresponde a 0,62% do território do Estado do Ceará. Existem outros locais com elevado potencial eólico entretanto, descartados pelo fato de ter-se levado em conta exclusivamente os custos econômicos na decisão de ocupar as dunas. Inexiste um plano regional para definir áreas mais adequadas para esta importante e necessária fonte de energia limpa e renovável. Mais uma vez não foram levados em conta os princípios da precaução, da prevenção, do direito humano fundamental e da manutenção da diversidade de paisagens e da biodiversidade dos ecossistemas costeiros. A indústria da ``energia limpa`` está conduzindo um provável ``apagão`` das dunas do litoral cearense. 


2 comentários:

  1. Divulgue nossa causa, seja um seguidor do Blog, assine o abaixo assinado entrando no link indicado no Blog, repasse a todos seus amigos e peça para fazerem o mesmo, sensibilize as pessoas que estão ao seu redor... e em Flecheiras nos reunimos as quintas feiras a noite, e com a juventude na Quarta feira, as 15 h na ADCF, com o Grupo de teatro... Bem vindo a nossa luta...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...Participe!